Caraterísticas do serviço

Updated: 22 Setembro, 2017

Características

Controlo anti-spam Sim
Controlo anti-virus Sim
POP Sim
IMAP Sim
SMTP Sim
Espaço Conforme o plano do cliente.
Autenticação SSL Sim. Para recepção e envio.
Acesso via Webmail Sim

 

Limites e restrições

  • Máximo de remetentes simultâneos num email: 50
  • Tamanho máximo para anexos: 20MB
  • A configuração do servidor de envio e recepção só aceita ligações autenticadas, por esse motivo a recepção pela porta 110 ou o envio pela porta 25 geram erros de ligação ao servidor.

Sistema anti-spam

O sistema anti-spam implementado no servidor, a par de qualquer outro sistema anti-spam existente, tem como objectivo diminuir o fluxo de spam recebido nas contas de email dos clientes, ao mesmo tempo que tenta dificultar a vida dos agentes emissores deste género de emails, conhecidos vulgarmente como spammers.

Infelizmente, ainda estamos muito longe do objectivo de erradicar totalmente o spam, muito por parte da elevada complexidade quer na determinação do que é um email de spam, quer pelas constantes mudanças de tácticas e incremento de sofisticação por parte dos prevaricadores.

O sistema anti-spam implementado nos nossos servidores de email, utiliza listas conhecidas de emissores de spam, obtidas e actualizadas diariamente da spamhaus (http://www.spamhaus.org), para descartar prontamente um email destas proveniências, que deste modo nem sequer chega a entrar na conta de email do cliente.

Adicionalmente é feito uma análise aos emails, submetendo-os a um conjunto de regras com vista a atribuir uma classificação que determinará se o email será marcado como spam, ou movido directamente para uma pasta denominada "Spam" (1).

Alguns exemplos de regras aplicadas são:

  • o email é unicamente uma imagem?
  • o assunto está todo em maiúsculas?
  • estão incluídas palavras no texto do email como "viagra", "Online pharmacy", "Your Bills", etc


Ocasionalmente alguns emails são classificados como spam embora não o sejam (false negatives), e outros emails passam embora sejam spam (false positives), ocorrências essas que embora infelizes e que lamentamos, mas que pela complexidade do problema são compreensíveis.

Diariamente, fazemos o que está ao nosso alcance para que, continuamente, consigamos melhorar o sistema de protecção contra spam, e garantir que o serviço seja de qualidade e cada vez melhor.

 

(1) Configuração feita na área de gestão dos emails (qmailadmin). Mover para a pasta "Spam" possível apenas para quem utiliza o email no sistema IMAP.

O conteúdo desta página foi útil?